Apresentação

APRESENTAÇÃO Volume XV – Ano 2018/2º Semestre

     O décimo quinto volume da Revista Científica da FacMais é composto por artigos de pesquisadores e professores de várias instituições de ensino superior (graduados, especialistas, mestres e doutores) das diversas regiões do Estado de Goiás, atuantes das áreas de: Enfermagem, Educação Física, Medicina, Biologia e Odontologia.

     Há seis anos a Revista Científica da FacMais vem contribuindo para a sociabilização do conhecimento, articulando pesquisa, ensino e extensão. A revista publica trabalhos de docentes e pesquisadores. E possui qualis nas seguintes áreas: Educação, Ensino, Saúde e História.

     No artigo intitulado “Síndrome de Burnout uma correlação com o ambiente de trabalho: uma revisão da literatura”, os autores discorrem sobre a relação do ambiente de trabalho com a síndrome de Burnout e reforçam a necessidade da detecção precoce dos sinais e sintomas desta síndrome para o tratamento oportuno, bem como sobre as medidas de prevenção.

      No segundo artigo intitulado “Competência profissional na saúde: uma revisão integrativa”, os autores investigaram a concepção de competência profissional na área da saúde. Os autores verificaram a existência de quatro correntes na área da competência, que foram a americana, francesa, inglesa, sul-americana e australiana e constataram que os artigos não apresentaram um conceito único de competência.

     No terceiro artigo, cujo título é “Atuação da enfermagem na educação em saúde com grupos de hipertensos e diabéticos segundo o Arco de Charles Maguerez”, que trata-se de um artigo de reflexão, os autores discorreram sobre a experiência de acadêmicos de enfermagem na condução de uma prática do estágio em uma Unidade Básica de Saúde, onde foi utilizado o Arco de Charles Maguerez, para observação da realidade e assim propor um plano de ação, a partir de uma oficina com pessoas com pessoas com hipertensão e diabetes.

     No quarto artigo, intitulado “Adesão a higiene de mãos entre acadêmicos de enfermagem”, objetivou-se avaliar a adesão à técnica correta de higienização de mãos entre os alunos de graduação do curso de Enfermagem. O estudo tratou-se de uma pesquisa do tipo transversal, que por meio de observação, identificou importantes resultados, que podem contribuir para a segurança do paciente, no que tange as ações do profissional para a prevenção de infecção relacionadas à assistência à saúde.

     No artigo “Identificação de alimentos alergênicos e tóxicos em lactentes: revisão de literatura” os autores realizaram uma revisão da literatura para verificar os principais alimentos tóxicos e alergênicos para lactentes. Os achados desse estudo contribuem sobremaneira para que enfermeiros e demais profissionais possam prestar informações oportunas e adequadas aos pais, de maneira a contribuir na prevenção de eventos danosos à saúde das crianças. O estudo traz achados relevantes, cuja leitura servirá como subsídio e informação a profissionais de diferentes áreas do conhecimento.

     No sexto artigo, intitulado “Avaliação do Acolhimento com Classificação de Risco realizado em uma Unidade de Pronto Atendimento”, os autores objetivaram avaliar o acolhimento com classificação de risco (ACCR) realizado pelos enfermeiros que atuam em Unidade de Pronto Atendimento (UPA) na cidade de Rio Verde e descrever o perfil destes profissionais, bem como caracterizar a estrutura, processo e resultado do procedimento, além de determinar o nível de capacitação profissional dos enfermeiros para atuação em triagem classificatória de risco. O estudo, trata-se de uma pesquisa original, do tipo transversal, descritiva, exploratória. A pesquisa verificou que a estrutura, processo e resultado do ACCR foram considerados precários, havendo diversos fatores intervenientes que necessitam ser corrigidos.

O sétimo artigo, cujo título é “Diagnósticos e Intervenções de Enfermagem em acometidos por Traumatismo Cranioencefálico em um Hospital Universitário”, trata-se também um estudo transversal, descritivo, com levantamento de informações a partir de prontuários de pessoas que sofreram Traumatismo Cranioencefálico (TCE) e foram atendidas em um hospital público universitário. Esse estudo identificou nove diagnósticos de enfermagem e de uma a três intervenções para cada diagnóstico com base na análise dos prontuários. Esse artigo é bastante relevante para a prática de enfermagem e pode contribuir diretamente para fornecer informações para profissionais que atendem pessoas vítimas de TCE.

O oitavo artigo, “Análise de Bioinformática da relação entre a proteína P53 e a endometriose aplicada à área de enfermagem: alternativas para o diagnóstico e tratamento”, trata de uma abordagem de bioinformática, cujo foco foi demonstrar por meio de simulação de computador alterações polimórficas no gene p53. O trabalho aponta para a possibilidade de usar a p53 como um possível marcador molecular no diagnóstico da endometriose como alternativa menos invasiva.

O artigo “Infertilidade masculina e cromossomos autossômicos”, trata-se de uma revisão da literatura que discorre sobre os aspectos genéticos relacionais à infertilidade masculina. O estudo pretende iniciar uma discussão, alicerce futuros estudos.

O décimo artigo, intitulado “Associação entre Medicina Psicossomática e asma: uma revisão narrativa da literatura” constitui uma revisão da literatura, na qual os autores discorrem sobre os aspectos psicossomáticos que acarretam piora diagnóstica e terapêutica em pessoas com asma, evidenciadas nas publicações incluídas na revisão.

O décimo primeiro artigo, cujo título é “A qualidade de vida dos pacientes após a cicatrização da Síndrome de Fournier associada ao tratamento Hiperbárico”, tratou-se de uma pesquisa do tipo transversal, descritiva, por meio da qual foi avaliada a qualidade de vida dos pacientes acometidos pela Síndrome de Fournier submetidos ao tratamento hiperbárico por meio do instrumento WHOQOL–ABREVIADO. Essa pesquisa foi realizada na cidade de Rio Verde e os achados do estudo foram muito interessantes, justificando uma leitura cautelosa do artigo, à qual todos estão convidados!

O décimo segundo artigo, intitulado “Brasil Sorridente e a sua abrangência, reabilitando sorrisos”, acampado na área da Odontologia, discorre sobre um importante programa de saúde pública/coletiva, nomeado Brasil sorridente, suas finalidades e funcionamento. Esse estudo foi realizado na cidade de Itajaí, Santa Catarina.

O décimo terceiro artigo, último dessa edição, intitula-se “Segurança do paciente no centro cirúrgico a partir da implantação do checklist de cirurgia segura: uma revisão da literatura”. Esse artigo constitui uma revisão da literatura e trata de um assunto muito atual e relevante, a segurança do paciente no contexto do centro cirúrgico. Nesse sentido o artigo discute o conhecimento e papel do enfermeiro na implantação do checklist de cirurgia segura, bem como as dificuldades na sua implantação. Muitos são os desafios, mas o artigo evidencia a importância da boa relação interpessoal e comunicação efetiva, bem como capacitação e aperfeiçoamento constante da equipe.

A Revista Científica FacMais e o Núcleo de Extensão e Iniciação Científica da FacMais (NEIC) interligados às coordenações de cursos, e à Direção Acadêmica, tem o intuito de incentivar e promover o estudo e a investigação acadêmica, tendo em vista o avanço da ciência.

Agradecemos a preciosa colaboração dos colaboradores e pesquisadores e convidamos o(a) leitor(a) a se deleitar com a leitura de artigos que versam sobre temáticas relevantes na construção do conhecimento e que podem contribuir na formação e ser subsídio para mudanças de comportamento e melhoria da qualidade do trabalho desenvolvido em diferentes áreas.

A Editora.

Dra. Cynthia Assis de Barros Nunes

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *